Logotipo

Logotipo

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Histórico

A Escola Estadual Profª Maria Escolástica Pedreira Brito, situa-se numa área periférica à Av. Maranhão, n° 18, no Setor Alto da Colina, na cidade de Porto Nacional - TO, amparada pela Lei 862 de 22 de Agosto de 1996.
A Escola Estadual Professora Maria Escolástica Pedreira Brito, criada em 23 de março de 1992, pelo poder público municipal, na gestão do prefeito Vicente Alves de Oliveira, atendendo as reivindicações dos moradores, juntamente com o então presidente da Associação do Bairro, o Sr. Firmino Rocha para se implantar uma escola no setor para atender aos filhos com mais segurança. O bairro oriundo da invasão de área da União Federal, cortada pela rodovia TO-050, representava perigo eminente de acidentes na travessia de crianças para freqüentarem uma escola do outro lado da pista, o que foi confirmado com a morte de uma criança realizando o percurso.
Iniciou suas atividades com 23 funcionários e 366 alunos. Oferecia apenas o Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série e o Projeto Reviver. Possuía só quatro salas, não dispondo de estrutura física para atender a demanda. A sua dependência administrativa passou a esfera estadual pela Lei de Criação nº 862 de 22 de agosto de1996.
A denominação da Escola foi proposta pelo deputado estadual Baylon Pedreira em homenagem a sua tia a professora Maria Escolástica Pedreira Brito, uma das primeiras normalista de Porto Nacional e uma das fundadoras do Colégio Estadual Dom Pedro II. Possuidora de um espírito político e avançado para sua época. Era militante do PSD, hoje PMDB, foi a primeira mulher a tirar o título de eleitor na cidade de Porto Nacional. 

2 comentários:

  1. Bom dia colegas da Escola Maria Escolástica!

    Gostaria de parabenizá-los pela criação do blog. Mas vejo que não estão alimentando o mesmo. O logotipo da escola ficou show. Uma sugestão: inserir foto na matéria do histórico da escola. Se tiver alguma dificuldade entre em contato com o NTE.
    Abraç@s,
    Professoras Formadoras do NTE Porto Nacional

    ResponderExcluir